21.11.15

Bonecas de Nó Negras - #BlogueirasNegrasPelaConsciencia

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, eu e algumas pretas blogueiras fazemos a blogagem coletiva #BlogueirasNegrasPelaConsciencia. Idealizado pela Cami Santos, essa blogagem é a nossa presença na rede enquanto mulheres e negras.

A minha contribuição é reelembrar uma visita que fiz em 2011 ao ateliê da artesã Lena Martins e suas famosas bonecas Abayomi. Há quem diga que essas bonequinhas são frutos das viagens nos navios negreiros, quando as mães pretas rasgavam partes de sua saias pra fazer as abayomis para acalentar suas crianças. Triste história...



http://ivonigamadolls.blogspot.com





Já nos anos 80, Lena que sempre fez bonecas de pano e era envolvida com o movimento de mulheres negras se juntou à moças de diversas ocupações e criou uma cooperativa só pra produzir as bonecas.
Juntas, participaram de exposições e oficinas em todo o Brasil. Sempre divlgando através das abayomis toda a cultura afro-brasileira. Tem personagem de jongo, de festa junina, de religiões afro... e tudo que a imaginação permitia.



Lembro que quando fomos lá na casa dela, Lena nos mostrou todo seu armário, com a sua longa produção de bonecos, de vários materiais. Infelizmente, na época que eu fiz esse trabalho de faculdade, a Cooperativa já tinha encerrado as atividades.. Foram mais de 20 anos, levando MUITA idéia e ludicidade pelo país.

http://candymimos.com.br




Mas a produção ainda persiste.. Pela net é possível encontrar vários tutoriais de como fazer abayomis.. A lógica é só utilizar mateial reaproveitado, tal como as negras faziam, com recursos limitados. A técnica é muito simples, sem costura ou cola, só amarrações e criatividade.

A blogueira aproveitou e fez a dela também. Com uma legging preta de malha  elástica, já detonadíssima, fiz o corpo da boneca. Com os retalhos montei as roupas. Experiência muito divertida que envolveu afeto e memória.




O ideal é contrastar a malha preta do tecido com cores fortes e texturas diferentes.
E aí, já fez a sua? Mostre pro mundo com a hastag #BlogueirasNegrasPelaConsciência













Enviado do tablet Samsung

Nenhum comentário:

Postar um comentário